A esposa do jornalista inglês Dom Phillips, que está desaparecido no Vale do Javari, no Amazonas, desde domingo (5), fez um apelo às autoridades para que haja reforços nas buscas para encontrá-lo. Ele estava em uma embarcação com o indigenista da Funai, Bruno Pereira, que também não foi encontrado.
Alessandra Sampaio gravou um vídeo exclusivo à TV Bahia, nesta terça-feira (7), pedindo para que as buscas por seu marido se intensifiquem. Ela demonstrou muita emoção durante o relato e falou sobre a esperança de localizá-lo com vida:
— Eu queria fazer um apelo para o governo federal e para os órgãos competentes, para intensificarem as buscas, porque a gente ainda tem um pouquinho de esperança de encontrar eles. Mesmo que eu não encontre o amor da minha vida vivo, eles têm que ser encontrados, por favor. Intensifiquem essas buscas. Eu não quis falar antes porque a família toda está muito chocada e a gente não está sabendo reagir. Mas eu estou fazendo esse apelo, por favor, para intensificar essas buscas — disse Alessandra, emocionada.
A irmã de Phillips, Sian, também pediu para as autoridades locais reforçarem as buscas. Ela contou que seu irmão mora no Brasil desde 2007, e era sabido por ele e sua mulher que o país tem seus problemas de segurança, mas reforça que esses fatores não impediram o jornalista britânico de realizar o seu trabalho em território brasileiro:
— Nós amamos nosso irmão e queremos que ele e seu guia brasileiro sejam encontrados. Cada minuto conta — afirmou.
Dom Phillips trabalha como freelancer britânico do jornal The Guardian. Ele estava em um projeto junto ao indigenista Bruno Pereira, que sofria constantes ameaças devido ao serviço prestado aos indígenas contra invasores na região, garimpeiros, madeireiros e pescadores.
Segundo a Associação Indígena do Vale do Javari (Unijava) e o Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI), a dupla se deslocava até a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu, para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os nativos da região.