Uma nova rodovia está ganhando forma na metade norte do Rio Grande do Sul. O avanço das obras de duplicação da BR-386 se intensificou na região de Lajeado, no Vale do Taquari, onde está em construção um novo viaduto sobre o eixo da estrada, e começaram trabalhos de terraplanagem para instalação de alças de acesso e serviços de drenagem. Um primeiro trecho de 6,5 quilômetros de duplicação foi recentemente concluído no município vizinho de Marques de Souza.
A duplicação da rodovia foi dividida em seis etapas, e a primeira fase abarca 20,3 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado, onde cerca de um terço da extensão já foi ampliado, mas será liberado apenas com a conclusão do restante do trecho até o começo do ano que vem. Agora, os trabalhos se concentram nas imediações de Lajeado: a estrutura básica do viaduto sobre a rodovia já tomou forma, e a terraplenagem para receber as alças estão em andamento.
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No momento, existem três frentes de trabalho nas imediações, onde se distribuem cerca de 60 operários e 20 máquinas que também seguem instalando placas de concreto para contenção. A conclusão das melhorias é considerada estratégica por representantes das comunidades próximas.
— A importância (das intervenções) é muito grande em razão da logística e também da segurança dos usuários. A BR-386 tem histórico de muitos acidentes, inclusive com mortes. Essa obra qualifica os acessos, inclui viadutos que evitam o conflito (de tráfego) no acesso aos bairros e municípios no trajeto, o que atualmente é precário — avalia o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa.
Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) aponta pelo menos 49 acidentes com 51 mortes ocorridos ao longo da rodovia no trecho de Lajeado entre 2010 e 2019. As melhorias na região incluem ainda 13 quilômetros de vias marginais, seis adequações de acessos, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, entre outros projetos. Nas próximas semanas, deverá ter início ainda a implantação de terceira faixa entre Lajeado e Estrela.
O presidente da CIC observa ainda que o andamento da duplicação vai criar “um corredor de escoamento da produção, com condições de transporte de veículos mais eficientes, impactando no custo do transporte e tornando as empresas mais competitivas”.
Conforme a concessionária CCR Viasul, responsável pelo trecho, as obras no viaduto de acesso ao bairro Conventos começaram há pouco menos de dois meses e devem se estender por 180 dias, o que projeta a data de conclusão para outubro. O término da duplicação de todos os 20 quilômetros entre Lajeado e Marques de Souza está estimado para até fevereiro do ano que vem.
Até 2030, deverão ser duplicados 165 quilômetros entre Lajeado e Carazinho, ao longo de 22 municípios. Levando-se em conta toda a estrada, desde Canoas, são 225 quilômetros de asfalto. Pontos já ampliados na região mais próxima a Canoas deverão receber melhorias e ampliação de capacidade até 2036.
Saiba como acessar o bairro Conventos
Por questões de segurança, o tráfego precisou ser bloqueado em um dos acessos ao bairro Conventos, em Lajeado. As entradas e saídas do bairro podem ser feitas das seguintes formas:
- Sentido Interior-Porto Alegre: acesso pode ser feito próximo ao km 339, após a ponte do Arroio Forquetinha.
- Sentido Porto Alegre-Interior: acessos podem ser realizados no km 341, na rotatória após a delegacia da PRF, ou nas proximidades do km 340, em frente à Pedreira Arcol.