Uma das atrações da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em Venâncio Aires, o concurso para a escolha do melhor chimarrão do Brasil, nesta quarta-feira (11), registrou sete inscrições. Ao final, sagrou-se vencedor o mate chamado de Lagarteando, que une a tradicional erva-mate moída grossa com um toque de bergamota.
Idealizadora do mate vencedor, a empresária Marla Oliveira disse que a ideia foi inspirada no hábito dos gaúchos de “lagartear” comendo bergamota.
— Nada melhor que juntar o hábito de lagartear com o chimarrão. Esse chimarrão fiz com um pouco de bergamota dentro e um pouco em cima, para decorar. A temperatura da água é 72°C, não pode passar disso — explicou a vencedora.
Quatro jurados avaliaram os concorrentes. Foram analisados seis quesitos: nome, aspecto da cuia e da bomba, criatividade na apresentação, funcionalidade, sabor e temperatura da água.
Além de ficar na história como primeira vencedora do concurso, Marla recebeu uma cesta com produtos da marca patrocinadora do concurso, além de um ano de erva-mate grátis.