Moradores de Taquara, no Vale do Paranhana, estão desde o último domingo (27) sem água. O problema é registrado em ao menos 18 localidades: Cruzeiro do Sul, Empresa, Fogão Gaúcho, Ideal, Loteamento Eldorado, Medianeira, Morro da Cruz, Morro do Leôncio, Mundo Novo, Nossa Senhora de Fátima, Petrópolis, Recreio, Sagrada Família, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Teresinha e Tucanos.
A auxiliar administrativa Cristiane Wilhelms da Silva conta que tem ido frequentemente para a casa da tia, localizada em um dos poucos locais onde o abastecimento está normal na cidade. Segundo ela, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou diversas previsões de retorno, mas nenhuma foi confirmada. Ela conta que tem conhecidos que improvisam na hora do banho, usando uma caneca.
— Por sorte, tenho uma tia que mora em bairro que tem água. Então, estou tomando banho lá. Mas tenho conhecidos que estão tendo que tomar banho de caneca. Na minha casa, a louça está acumulando. Está terrível a situação — desabafa.
Em nota, a Corsan afirmou que o desabastecimento ocorreu por conta de uma manutenção eletromecânica do sistema após uma forte chuva que inundou os equipamentos no ponto de captação. Ainda segundo a companhia, o conserto já foi concluído e o serviço vem sendo retomado aos poucos, as localidades que foram impactadas pela falta de água em áreas mais altas e extremidades do sistema de distribuição terão o abastecimento completamente normalizado durante o dia.
Confira a nota da Corsan
"A Corsan interrompeu o abastecimento por conta da necessidade de realização de manutenção eletromecânica do sistema após uma forte chuva que inundou os equipamentos no ponto de captação. A comunidade foi informada a partir dos canais de comunicação, porém o tempo de manutenção se estendeu mais do que o esperado devido a complexidade. As equipes da Corsan trabalharam no conserto que já está concluído. O sistema já está em plena operação, e as localidades que foram impactadas pela falta de água em áreas mais altas e extremidades do sistema de distribuição terão o abastecimento completamente normalizado durante o dia."