O Rio Grande do Sul ainda tem 80 mil clientes sem energia elétrica em decorrência do temporal que atingiu diversas regiões do Estado na tarde de domingo (16). Na noite passada, esse número chegou a 270 mil.
Conforme balanço mais recente, divulgado pouco depois das 15h desta segunda-feira (17), são 42 mil consumidores com fornecimento interrompido na área de concessão da CEEE Equatorial. Os municípios mais atingidos são São Jeronimo, Viamão, Alvorada, Mostardas, Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.
Em nota, a empresa afirma que "técnicos seguem nos locais para realizar reparos e normalizar a energia o mais rápido possível".
Já na área sob responsabilidade da RGE, são 38 mil clientes atingidos, segundo dados atualizados por volta das 11h30min. A maioria dos pontos desabastecidos, de acordo com a empresa, estão na Região Metropolitana.
Serviço
A CEEE Equatorial Energia tem os seguintes canais de comunicação para atendimento:
- Site
- Telefone: 0800-7212333
- Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia).
A RGE tem os seguintes canais de comunicação para atendimento:
- SMS: se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- Whatsapp: (51) 99955-0002
- Site
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800-9700900
Vacinação contra covid-19 é afetada
A falta de energia elétrica interrompeu o serviço de vacinação contra a covid-19 na Unidade de Saúde Vila Jardim, em Porto Alegre. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as aplicações foram transferidas para a Unidade de Saúde Mato Sampaio, na Rua Jayr Amaury Koebe, bairro Jardim do Salso.
A previsão, segundo a prefeitura, é que a luz retorne no local a partir do meio da tarde.
O mesmo problema chegou a ser registrado na Unidade São Carlos. Neste posto, contudo, a vacinação chegou a ser suspensa por cerca de 50 minutos, mas foi retomada por volta das 10h.
Falta de água na Capital
Em razão da queda de energia, algumas estações de água seguem desligadas em Porto Alegre, afetando o serviço em bairros da Zona Leste e na região das Ilhas. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na maioria dos casos, o problema é causado por falhas no sistema elétrico ou pela diminuição do nível de água nos reservatórios.
O abastecimento deve retornar na medida em que os consertos sejam concluídos e o preenchimento dos reservatórios retorne às condições normais.
Veja as localidades afetadas:
- Zona Leste: São José, Vila São Guilherme, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Partenon, Jardim Ipê, Vila João Pessoa, Intercap, Vila Campo da Tuca, Agronomia, Jardim bento Gonçalves, Vila dos Sargentos e Vila Tijuca
- Ilhas: Ilha das Flores, Ilha dos Marinheiros e Ilha do Pavão