O projeto Me Conta Sociobiodiversidade 2021, promovido pelo Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (AsSsAN Círculo de Referência) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Associação Cultural Vila Flores, recebe inscrições até o dia 31 de janeiro. O objetivo é viabilizar financiamento para quatro iniciativas empreendedoras do Mercosul, que serão selecionadas e apresentadas em evento online que ocorre nos dias 30 e 31 de março, às 19h.
As iniciativas devem promover a sociobiodiversidade por meio da gastronomia, arte, artesanato, empreendedorismo, conexão das matas ao cotidiano, buscando criar ou fortalecer cadeias inclusivas, justas e sustentáveis e fortalecendo um padrão de consumo sustentável. O regulamento e o cronograma do projeto, que tem votação popular, estão disponíveis no site.
As ideias devem ser voltadas a uma das quatro categorias: Gastronomia Sociobiodiversa; Da Mata ao Cotidiano; Arte/artesanato no Pan Lagoas do Sul e Butiá em Destaque. Pode se inscrever qualquer pessoa que tenha uma ideia que promova a sociobiodiversidade no Brasil e em países do Mercosul. As ideias precisam ser viáveis para realização em até um mês, com um valor de R$ 2 mil mais o valor arrecadado com ingressos simbólicos de R$ 10 no dia do evento.
— A sociobiodiversidade é a manifestação da diversidade biológica e cultural brasileira pelas frutas nativas e PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e sua culinária, pelas sementes crioulas e sementes de espécies nativas e os seus manejos, pelos artesanatos com fibras vegetais, escamas de peixe, sementes, pelas plantas medicinais e cosmética natural, e tantos outros movimentos e práticas que valorizam os conhecimentos tradicionais e os usos associados à biodiversidade — afirma a coordenadora do AsSsAN Círculo, professora Gabriela Coelho.
Para escolher as quatro iniciativas contempladas com o prêmio do projeto, 12 propostas selecionadas por júri ganharão um vídeo de apresentação para explicar a importância de suas ideias para a sustentabilidade no cotidiano. Os vídeos serão apresentados durante um evento online e gratuito, e o público participante da transmissão ao vivo será responsável por votar em suas propostas preferidas. Assim, cada categoria terá um ganhador escolhido por decisão popular.
No último trimestre de 2021, foram realizadas quatro lives, que reuniram empreendedores e especialistas no tema, para exemplificar formas de atuação em cada um dos temas das categorias.
Serviço
- O quê: Inscrições para o projeto Me Conta Sociobiodiversidade 2021
- Quando: Até 31 de janeiro de 2022
- Como: pelo site