A chuva e as enchentes que assolam o Estado de Minas Gerais há diversos dias obrigaram milhares de pessoas a deixarem suas casas e seus bens para trás. De acordo com boletim da Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira (10), 145 municípios estão em situação de emergência. Há 3.409 pessoas desabrigadas e outras 13.734 desalojadas.
Apenas na cidade de Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte, ao menos mil casas foram inundadas. Além disso, 9 mil pessoas estão desabrigadas e 2 mil, desalojadas — mais da metade da população de 16 mil habitantes. As informações são do g1.
— A cidade que a gente reconstruiu novamente acabou — lamentou o prefeito de Raposos, Serginho da Bota (PDB), em entrevista à TV Globo.
Esta é a segunda enchente que o município enfrenta em dois anos. Em janeiro de 2020, moradores também foram impactados pela chuva.
A cidade novamente pede socorro, e os bombeiros trabalham na retirada de moradores de suas casas. Não há registro de mortos ou feridos.
— A água subiu mais de 10 metros. Isso aqui é uma coisa histórica, e o que mais dói na gente são pessoas que compraram as coisas para pagamento em 24 parcelas e estão perdendo tudo novamente. Não acabaram de pagar — lastimou o prefeito.