Os temporais que atingiram parte do Rio Grande do Sul no domingo (16) e na segunda-feira (17) seguem afetando o fornecimento de energia elétrica em alguns municípios. Ainda que o serviço já tenha sido retomado em grande parte das regiões - o número de residências afetadas chegou a 207 mil na noite de segunda - ao menos 8,5 mil pontos ainda sofrem com esse problema.
Conforme balanço mais recente da CEEE Equatorial, desse total 3 mil estão em Guaíba, cidade mais afetada pelas chuvas. Há ainda relatos de falta de luz nos municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, São Lourenço do Sul e Dom Feliciano, na Zona Sul. Segundo a companhia, os prazos para a solução de cada ocorrência dependem da complexidade de cada caso.
Já a RGE informa que não há mais uma quantidade significativa de clientes sem luz na sua área de concessão, com a maioria dos casos sendo registrados no Vale do Taquari.
Na capital gaúcha, cerca de 900 clientes ainda sofrem com o problema. Algumas pessoas ficaram mais de 50 horas sem luz. É o caso do médico Nei Nadvorny, morador do bairro Chácara das Pedras, na Zona Leste da Capital. Além de ter perdido todos os alimentos da geladeira, ele conta que não pode trabalhar, já que atende seus pacientes em um consultório ao lado de casa.
– Foi um absurdo, pois aqui na região isso só aconteceu na minha casa. O problema ocorreu devido a um fio solto. Achei que poderia ter sido resolvido ainda na segunda, mas a luz só voltou na madrugada de hoje (quarta) – relata.
Já em Portão, no Vale do Sinos, a empresária Letícia Muller está há três dias com a sua loja fechada em razão da falta de luz. Segundo ela, a queda de energia ocorreu ainda na noite de domingo, durante o primeiro temporal. Letícia que trabalha com a venda de colchões e roupas de cama, ainda conta que a RGE, responsável pela distribuição de energia elétrica na região, já deu pelo menos quatro previsões de retorno.
– Agora eles (RGE) disseram que vai voltar amanhã (quinta-feira) até o meio-dia. Isso significa quase quatro dias sem luz. Enquanto isso estou impossibilitada de trabalhar. Vendemos produtos para diversas instituições, como creches, Defesa Civil. Com isso elas também se prejudicam.
Veja aqui como solicitar atendimento:
CEEE Equatorial
- Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br
- Telefone: 0800 721 2333
- SMS: para falta de energia, mensagem para 27307, com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia).
RGE
- Site: www.rge-rs.com.br
- WhatsApp: 51 999550002
- SMS: para falta de energia, mensagem para o número 27350 com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica).
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)