O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou em entrevista coletiva neste domingo (12) que o governo federal autorizou a liberação de parcelas do Fundo de Garantia e Tempo de Serviço (FGTS) aos municípios atingidos por enchentes no norte de Minas Gerais e no sul da Bahia. O chefe do Executivo informou que as parcelas serão disponibilizadas em no máximo cinco dias, com valores de até R$ 6,2 mil, para quem tiver saldo no FGTS.
— Aguardamos agora os prefeitos informarem se a região atingida foi todo o município, ou parte dele, para que a Caixa Econômica Federal, conforme já contatada por Pedro Guimarães, possa começar em no máximo cinco dias a pagar a parcela de até R$ 6.200 do Fundo de Garantia e Tempo de Serviço — afirmou o Bolsonaro.
Na manhã deste domingo, Bolsonaro e a comitiva interministerial que o acompanha sobrevoou as áreas afetadas por chuvas no sul da Bahia. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a pasta atua em conjunto com os governos estaduais e municipais na disponibilização de insumos estratégicos para amenizar os efeitos da crise sanitária decorrente das chuvas.
Bahia e Minas têm milhares de desalojados após chuvas
Ao menos três barragens tiveram rompimentos nos dois Estados, nos municípios de Crisólita (MG) e Apuarema (BA). A prefeitura de Crisólita informou no sábado que o rompimento foi parcial: "as rupturas foram nas laterais, onde não há concreto, houve, portanto, uma vazão maior de água. A pressão sobre o lugar diminuiu e os níveis de água também baixaram", afirmou.
Neste domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de risco para chuvas intensas para Minas Gerais (oeste, sul, sudoeste, norte e noroeste) e Bahia (Vale São-Franciscano), além de localidades de outros Estados, como Goiás e Maranhão. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e rajadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h. "Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas", informa o alerta.
O abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica também foram afetados em algumas localidades. Após cederem, trechos de estradas tiveram de ser desviados. Os governos estaduais têm divulgado ações com helicópteros para reduzir os danos nos locais que conseguem acessar. Além disso, prefeituras de municípios, como Jucuruçu (MG), têm pedido o apoio da população regional com maquinário para reabrir estradas e otimizar o atendimento às famílias isoladas.