O número de pontos sem energia elétrica devido ao temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (25) caiu para 147 mil no fim da manhã desta sexta-feira (26). As informações foram atualizadas pelas duas concessionárias de energia elétrica por volta do meio-dia.
No início da manhã, eram 202 mil. O total chegou a 526 mil no dia anterior, no pico do temporal.
A CEEE Equatorial afirma que, em sua área de concessão, o número baixou para 70 mil. Na Região Metropolitana, as cidades mais impactadas são Porto Alegre - onde mais de 20 árvores caíram -, Alvorada, Viamão, Guaíba e Eldorado do Sul.
Também foram afetados os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Três Forquilhas e Arroio do Sal, no Litoral Norte; Santa Vitória do Palmar e Chuí, no Litoral Sul; Barão do Triunfo e Cerro Grande do Sul, no Centro Sul; e Candiota e Dom Pedrito, na Campanha.
Os clientes que enfrentarem falta de energia devem entrar em contato pelo telefone 0800-721-2333. Também é possível enviar um SMS para o número 27307 com a palavra LUZ e o número da unidade consumidora, que consta no canto superior direito da fatura de energia.
Já na área da RGE, o número caiu para 77 mil. As cidades mais atingidas são Canoas, Gravataí e Sapucaia do Sul, principalmente devido a galhos e árvores caídos sobre a rede elétrica. As equipes seguem buscando executar os consertos e normalizar o fornecimento, mas a empresa afirma que, "como o temporal ainda está passando pelo Estado, não é possível informar previsão de quando o fornecimento estará totalmente normalizado".
A RGE alerta para que ninguém tente fazer consertos ou remover galhos por conta própria, nem toque em equipamentos elétricos de qualquer tipo, mesmo que estejam danificados, pois não há como saber se estão energizados. Para entrar em contato, o cliente pode enviar um SMS com o código de energia (que consta na conta de luz) para o número 27350. Também é possível enviar um WhatsApp para o número (51) 99955-0002, ou acessar o site da empresa, usar no aplicativo CPFL Energia (disponível para Android e iOS) ou ligar para a central de atendimento 0800-970-0900.