Uma parceria entre Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e a prefeitura de Pelotas, no sul do Estado, irá restaurar um dos prédios históricos mais importantes da cidade. A antiga Secretaria de Finanças do Município, localizado na esquina da Praça Coronel Pedro Osório com o Largo do Mercado Central, poderá ser a nova sede da Escola de Gastronomia do Senac.
O anuncio foi feito nas redes sociais pela prefeita Paula Mascarenhas e o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. A intenção da prefeitura é colocar o projeto para concorrer no edital do novo programa ''Iconicidades'' do governo do Estado, destinado a realização de projetos representativos para os municípios. Mesmo que não consiga através do edital, o restauro foi garantido.
O projeto arquitetônico para a recuperação do prédio está orçado entre R$ 10 milhões e 12 milhões. A prefeitura garantirá R$ 5 milhões e a Fecomércio aportará o restante. A ideia é que o espaço seja sede da Escola de Gastronomia do Senac, com uma cafeteria e um memorial aos doces de Pelotas.
- Aceitamos o desafio e vamos, sim, restaurar, esse prédio histórico, tão bonito, e estabelecer a nossa nova Escola de Gastronomia - afirmou Luiz Carlos Bohn.
Localizado no Centro Histórico de Pelotas, na esquina da Praça Coronel Pedro Osório com Rua 15 de Novembro (Largo do Mercado Central), o prédio foi construído entre os anos de 1926 e 1928 para sediar a 19ª agência do Banco do Brasil no país. Tempos depois, o edifício foi ocupado pela Secretaria de Finanças, até 2010, quando foi fechado. Naquela época, o prédio foi cedido à Câmara de Vereadores, que chegou a fazer um projeto para restauração, mas desistiu do seu uso.
O imóvel é integrante do patrimônio cultural de Pelotas. Também é um dos bens que recebeu indicação de Tombamento Parcial Federal, em 2018, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).