Uma em quatro cartas atrasadas foi entregue pelos Correios no RS. Em 18 dias, o estoque de 10.691.123 de correspondências simples e registradas caiu 25,68%. Dados mais atualizados, obtidos com exclusividade por GZH, apontam que atualmente são 7.945.001 entregas em atraso. Significa que o estoque diminuiu em 2.746.122 correspondências.
Desde que GZH publicou reportagem, em 5 de agosto, sobre o atraso nas entregas de correspondências pelos Correios, foram muitas as mensagens de leitores relatando o problema nas redes sociais. O WhatsApp da Rádio Gaúcha também lotou de tanta gente enviando fotos de cartas chegando com meses e atraso.
São 7.675.811 chamadas de objetos simples ainda pendentes, ou seja, faturas de empresas de telefonia, internet e planos de saúde, por exemplo, que não têm comprovante para o remetente controlar se a carta foi recebida. E 269.190 cargas registradas, que são correspondências como produtos comprados pela internet, intimações pelo Judiciário por meio de Aviso de Recebimento e cartões bancários, de lojas e de planos de saúde, por exemplo.
A redução do estoque de correspondências atrasadas é resultado de uma espécie de força-tarefa para tentar colocar o trabalho em dia. Foram contratados 370 carteiros terceirizados, feita realocação de funcionários para unidades e setores mais atrasados e ampliação do pagamento de horas extras.
Em nota, os Correios afirmam que "seguem adotando diversas medidas para otimizar as operações e ampliar a capacidade de distribuição no Estado". "Com isso, nos últimos 30 dias, foi possível regularizar cerca de 38% da carga de correspondências no Rio Grande do Sul. Mais da metade dos centros operacionais já estão com a entrega normalizada".
Correspondências em atraso no RS
5/8
Carga simples em atraso: 10.396.969
Carga registrada em atraso: 294.154
Total: 10.691.123
23/8
Carga simples em atraso: 7.675.811 - queda de 26.17%
Carga registrada em atraso: 269.190 - queda de 8.48%
Total: 7.945.001 – queda de 25.68%
Confira a íntegra da nota dos Correios
"Os Correios seguem adotando diversas medidas para otimizar as operações e ampliar a capacidade de distribuição no Estado. Com isso, nos últimos 30 dias, foi possível regularizar cerca de 38% da carga de correspondências no Rio Grande do Sul. Mais da metade dos centros operacionais já estão com a entrega normalizada.
Desde o início do mês, 370 profissionais terceirizados passaram a atuar nas unidades de distribuição do Estado e mais 150 devem ser contratados nas próximas semanas. As equipes também já estão contando com o retorno do efetivo às atividades presenciais, após concluída a imunização contra a covid-19.
Além disso, continuam sendo promovidas ações como mutirões aos finais de semana, horas extras e remanejamento de empregados entre as unidades, de acordo com as necessidade operacional."