Símbolo da rede varejista Havan, a réplica da Estátua da Liberdade da filial de Capão da Canoa, no Litoral Norte, foi reinstalada nesta quinta-feira (27). A estrutura caiu na manhã de segunda-feira (24), devido ao forte vento que atingiu o município, e foi encaminhada no mesmo dia para reparos.
Não há detalhes sobre a operação de recolocação do monumento, que tem 20 metros de altura e pesa 3,6 toneladas. Ele foi construído em fibra de vidro por uma empresa de Camboriú, em Santa Catarina. Para reerguê-lo, é necessário o auxílio de um guindaste. A fabricação de uma estátua nova demoraria em torno de 25 a 30 dias, segundo a assessoria.
Em sua conta no Twitter, o empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, comemorou a recolocação do monumento em apenas 72 horas e agradeceu a equipe envolvida na operação.
Relembre
A estátua da loja da Havan em Capão da Canoa fica na margem da Estrada do Mar, na entrada secundária da cidade. Moldada em fibra, a estátua tem por dentro uma estrutura metálica que dá sustentação e firmeza. Todavia, o esqueleto não conseguiu resistir ao ciclone extratropical que varreu a região entre o domingo e a ultima segunda-feira.
A queda produziu uma imagem impactante. Ao tombar para a frente, o monumento caiu sobre um poste da rede de energia elétrica, que acabou atravessando a estrutura. Ninguém ficou ferido no acidente.