
A prefeitura de São Leopoldo informa que o abastecimento de água deve ser normalizado na tarde desta sexta-feira (28). Ainda há pelo menos cinco bairros atingidos, principalmente nas partes mais altas. Uma adutora rompeu na terça-feira (25) e, durante o período da obra, 14 bairros chegaram a ficar desabastecidos.
Todos os reservatórios estão sendo reabastecidos e quase todos os bairros já estão com água, com exceção de parte do Jardim América, parte alta do Morro do Espelho, parte do São José, Monte Carlo e Cohab Duque. A demora pode ocorrer principalmente nas regiões mais altas e em situações pontuais.
O conserto da adutora na Avenida Imperatriz, no bairro Pinheiro, foi iniciado ainda na terça-feira, e só foi concluído na tarde de quinta (27). O grande número de localidades atingidas se deve pelo fato de que a adutora de fibra de vidro, de 600 milímetros, é responsável pela distribuição de água da estação Imperatriz Leopoldina para a estação São José, correndo depois para várias regiões.
Com o retorno do abastecimento, a prefeitura alerta para ocorrências de água turva na tubulação. Caso ocorra a turbidez na água, basta deixar o líquido correr por alguns minutos para a normalização.
Apesar do conserto, vários moradores reclamaram da falta de água por vários dias, além de não terem conseguido respostas por parte do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). O Semae informa que a demanda era grande e atendeu a todos contribuintes na medida de possível.
