O transporte público é um dos setores mais afetados pela pandemia de coronavírus, e de maneira especial em Santa Maria. Desde a metade de 2019, o município é obrigado judicialmente a preparar licitação para um novo contrato para a prestação do serviço. No entanto, as restrições por causa da covid-19 atrasaram etapas do processo, como a realização de audiências públicas. Devido aos contratempos, a prefeitura foi autorizada a prorrogar o contrato com o Sistema Integrado Municipal (SIM), que reúne as empresas que prestam o serviço, até 20 de agosto. O acordo se encerrava neste domingo (25).
Tudo isso foi discutido no Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição, o Mediar, do Ministério Público. Nele também foi definido e autorizado o repasse de recursos por parte do município ao SIM para que o transporte público não corresse o risco de ter interrupção na cidade. É que a diminuição do número de passageiros devido à pandemia afetou a arrecadação e, consequentemente, a manutenção do serviço.
Conforme a prefeitura, em discussão no Mediar, foram buscadas soluções financeiras, administrativas e operacionais para reduzir os riscos de colapso do sistema de transporte público. Após estudo técnico de contabilidade e auditoria, foi definido um Termo de Autocomposição Extrajudicial, em que serão repassados às empresas que compõem o SIM benefícios fiscais como compensação de débitos tributários do período da pandemia, parcelamento desses débitos e também o repasse de R$ 1,7 milhão.
Esse valor já foi pago ao consórcio de forma parcelada desde o início do mês de abril, tanto para que haja a manutenção do serviço, quanto para que não haja uma tarifa mais elevada.
Além disso, paralelamente, segue em andamento a organização do processo licitatório para o transporte público. O prazo é o mesmo da prorrogação do contrato atual para prestação do serviço, em 20 de agosto.
Até 20 de agosto
Prefeitura de Santa Maria prorroga contrato com prestadores do transporte público
Município já repassou R$ 1,7 milhão para compensar efeitos da pandemia no setor
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: