Mesmo com o agravamento da pandemia, ao menos duas festas clandestinas foram encerradas na madrugada deste domingo (21) no Rio Grande do Sul. Uma rave reuniu cerca de 100 pessoas em um sítio, em Gravataí, na região metropolitana. A Guarda Municipal e a Brigada Militar (BM) estiveram na localidade e encerraram o evento. Os participantes foram revistados e dispersados por volta da 1h45min.
Foram apreendidos 29 comprimidos de ecstasy e R$ 525. Os agentes da segurança pública permaneceram no sítio até as 4h40min da madrugada deste domingo.
Já no Litoral Norte, a Brigada Militar apreendeu seis carros com som alto e terminou com uma festa que reuniu 50 pessoas na beira da Lagoa dos Barros, em Osório. A equipe da Força Tática foi ao local com as viaturas do policiamento ostensivo. Segundo a BM, as pessoas não estavam utilizando máscaras de proteção, e descumpriam o decreto estadual que institui medidas sanitárias para prevenção e enfrentamento à pandemia de covid-19.
Os veículos foram removidos por perturbação do sossego. As pessoas vão responder pelo crime de infringir determinação do Poder Público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
Um decreto publicado na tarde deste sábado (20) pelo governo do RS restringiu as atividades entre 22h e 5h em todas as regiões até o dia 2 de março. O governo do Estado explica que suspensão de atividades nesse horário não implica em toque de recolher, uma vez que as pessoas poderão circular pelas ruas. A decisão ocorre diante da piora dos indicadores da pandemia no Estado.