Com o retorno do tempo firme ao Rio Grande do Sul, mais de 2 mil moradores atingidos pela chuva e pelas inundações retornaram para suas residências. Na manhã desta segunda-feira (13), o número de pessoas fora de casa caiu para 4.360, segundo boletim da Defesa Civil estadual – eram 6.451 na tarde de domingo.
No total, 2.998 pessoas seguem desalojadas, o que significa que estão em casas de familiares ou de amigos. Outras 1.362 estão desabrigadas e precisaram ser encaminhadas a abrigos públicos. São 29 municípios afetados.
A principal mudança no número se deve ao fato de que as 2.007 pessoas que haviam sido removidas em Igrejinha, no Vale do Paranhana, puderam retornar – a volta para casa ocorreu ao longo dos últimos dias. Além disso, o número de moradores fora de casa em Espumoso, no Norte, caiu de 110 para seis.
Por outro lado, o balanço já registra a situação do município de Lajeado, no Vale do Taquari, onde mais famílias precisaram sair de casa na madrugada desta segunda-feira. O número de moradores desabrigados ou desalojados na cidade subiu de 700 para 720.
Duas mortes foram registradas desde a última semana, quando o Estado foi atingido por um ciclone extratropical: um homem morreu vítima de deslizamento em Caxias do Sul, e outro após ter o veículo arrastado pela enchente no Vale do Taquari.
O boletim da Defesa Civil também aponta que cinco municípios já decretaram situação de emergência, todos por inundação. Um deles é Roca Sales, no Vale do Taquari, onde 1.045 pessoas estão fora de casa. Os outros são Arroio do Meio, na mesma região; São Jerônimo, na Região Carbonífera; Montenegro, no Vale do Caí; e Eldorado do Sul, na Região Metropolitana.