O número de pessoas que estão fora de casa no Rio Grande do Sul em razão das cheias aumentou na manhã desta sexta-feira (10). De acordo com o último boletim da Defesa Civil gaúcha, são 4.587 moradores que ainda não conseguiram retornar – 289 pessoas a mais do que a contagem anterior.
Além disso, subiu de 25 para 29 o número de municípios com algum dano por causa do volume de chuva causado pelo ciclone desta semana. Ingressaram na lista as cidades de Cachoeirinha, Charqueadas, São Jerônimo, Entre-Ijuís e Triunfo. Já as 72 pessoas que estavam desalojadas em Três Coroas voltaram para casa.
São Sebastião do Caí e Lajeado concentram o maior número de desalojados e desabrigados no Estado. São 1,7 mil desalojadas e 160 desabrigadas no município do Vale do Caí e 300 desabrigados na cidade no Vale do Taquari.
A boa notícia é que o Rio Taquari está em declínio. Em Encantado, depois de chegar a 20m57cm, o nível está baixando rápido.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Encantado, Roberto Pretto, o rio deve voltar ao nível normal ainda nesta sexta-feira.
— Mesmo assim, a previsão de mais chuva para o final de semana e o fato de parte da cidade estar sem água para limpar as casas deve fazer com que as 180 famílias só consigam retornar na metade da semana que vem — projeta.
Em Lajeado, o Rio Taquari está com 19m07cm, quando a média é 13 metros. Conforme a prefeitura, as 300 pessoas que estão abrigadas no Parque do Imigrante devem permanecer no ginásio até o início da semana.
No final da manhã, o governador Eduardo Leite sobrevoou a região do Taquari para verificar a situação das famílias afetadas.