Entraram em vigor nesta terça-feira (12) as medidas restritivas de circulação impostas em bairros do Rio de Janeiro para combater o avanço do coronavírus na cidade. Além disso, em toda a orla da praia que vai do Leme ao Pontal, o estacionamento só será permitido para moradores.
Nas áreas centrais do Grajaú, Madureira e Santa Cruz, a prefeitura restringiu a circulação de pedestres e veículos, deixando permitido que apenas moradores e funcionários circulem. As áreas ficarão isoladas por grades até a próxima sexta-feira (18).
As regiões afetadas são Largo do Verdun, no Grajaú; a Avenida Edgard Romero (trecho entre a descida do viaduto Negrão de Lima até a altura da Escola Municipal Carmela Dutra), em Madureira; e na Rua Felipe Cardoso (altura do Terminal Alvorada do BRT), em Santa Cruz.
A prefeitura diz que a Polícia Militar vai cuidar das barreiras colocadas nas regiões 24 horas por dia, com apoio de cem guardas municipais e 10 viaturas. Nos próximos dias, o bloqueio também vai chegar, de forma gradativa, nos bairros de Jacarepaguá, Guaratiba, Realengo, Méier, Tijuca, Pavuna e Cascadura.
A fiscalização diária sem interrupção também vai acontecer nos estacionamentos nas orlas das praias entre o Leme e o Pontal e será acompanhada por 10 equipes da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Apenas moradores vão poder deixar seus carros nos locais.
Até segunda-feira (11), a cidade do Rio de Janeiro tinha 10.619 casos do novo coronavírus, com 1.172 óbitos e 7.499 recuperados.