Uma "herança" curiosa da estiagem que assola o RS pode ser avistada na cidade de Machadinho, no norte do RS. Devido ao baixo nível do lago da barragem do Rio Uruguai, destroços de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que caiu em Zortéa, cidade catarinense que faz divisa com o RS, há oito anos, reapareceram próximos da Usina de Machadinho. A informação foi divulgada em rádios e portais de notícias da região.
O acidente aéreo ocorreu em dezembro de 2012, quando a aeronave – um caça AMX – colidiu em uma torre da rede de alta tensão da Usina Hidrelétrica de Machadinho, explodiu e caiu próximo do lago da barragem do Rio Uruguai.
O avião havia decolado da Base Aérea de Santa Maria para um treinamento operacional, o que justificaria a baixa altura do voo, quando bateu nos fios de alta tensão que levam a energia produzida pela usina até uma subestação de Campos Novos.
O piloto gaúcho André Ricardo Halmenschlager, de 33 anos na época, estava sozinho no caça e morreu no acidente. O corpo da vítima foi encontrado uma hora depois da queda, próximo ao local onde o avião caiu.