A chuva forte que cai desde o início de fevereiro não afeta apenas o litoral de São Paulo, mas outras cidades da região sudeste do país. Cinco pessoas morreram no Rio de Janeiro no fim de semana, e cerca de 5 mil pessoas ficaram desalojadas em áreas atingidas por temporais.
Carros foram arrastados pela corrente que invadiu as ruas, alguns bairros ficaram sem energia e várias pessoas tiveram de ser desalojadas por receios de deslizamentos de terra.
Na manhã desta terça, seis casas desabaram no Jardim América, na zona norte. Segundo o Corpo de Bombeiros, agentes da corporação estão no local, e não há relato de vítimas por enquanto. Os primeiros sinais de danos apareceram na segunda (2) e os moradores já haviam deixado as casas.
Às 8h45min, a cidade voltou ao estágio de atenção, depois de ficar em estágio de alerta durante todo o domingo (1) e segunda-feira (2). Segundo o Centro de Operações Rio (COR), houve redução dos acumulados de chuva nas últimas horas e não há previsão de chuva forte para hoje.
A prefeitura ainda atua em 13 ocorrências relacionadas à chuva, entre elas bolsões de água em Realengo, no Muzema e outros oito pontos da zona oeste da cidade; deslizamento de terra no Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo; deslizamento de pedras em Campo Grande; e no desabamento de imóveis no Jardim América.