Mesmo com a chuva dando trégua no Rio Grande do Sul, o número de pessoas fora de casa aumentou e chegou a 659, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil na tarde desta quarta-feira (6). São 387 em abrigos públicos e 272 em casas de amigos ou familiares.
A maior parte dos desabrigados e desalojados é de Rosário do Sul, onde o Rio Santa Maria subiu e tirou 210 pessoas de suas residências nos bairros Carmelo, Progresso, Vila Nova e Areias Brancas. Em Lajeado, o número também subiu em relação ao boletim divulgado pela manhã. Por causa da cheia do Rio Taquari, 115 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.
Já em São Sebastião do Caí, o nível do Rio Caí segue diminuindo em cerca de 10 centímetros por hora. Nesse ritmo, a expectativa da Defesa Civil Municipal é de que a água retorne para o leito na manhã de quinta-feira (7). No entanto, a previsão de chuva na região da Serra na madrugada preocupa e pode atrasar o retorno das 48 pessoas para suas casas.
Em Porto Alegre, com o aumento do nível do Rio Jacuí, a água começou a invadir ruas na região das Ilhas, mas sem atingir as casas. O local mais afetado durante a tarde era a Ilha da Pintada, onde o rio avançou e bloqueou a primeira via.
Nas demais, ainda não havia alagamento. A Defesa Civil de Porto Alegre monitora a situação do Guaíba e do Jacuí, que podem subir conforme a direção do vento.