Quem ouviu rugido de jatos na manhã deste domingo (24) pode ter se assustado, mas não há qualquer problema nos céus do Rio Grande do Sul. O barulho se deve ao Exercício Operacional Tínia (Exop Tínia), conduzido pela Força Aérea Brasileira (FAB) e realizado em território gaúcho. Mais de 50 aeronaves militares estão mobilizadas nessas manobras, conduzidas pelas Alas 3 e 4, bases aéreas localizadas em Canoas (RS) e Santa Maria (RS), respectivamente.
As duas cidades concentram para a Tínia mais de 600 militares, vindos de duas dezenas de bases aéreas distribuídas por todo o Brasil. As manobras simulam um ambiente de guerra convencional - quando há um conflito entre forças armadas de dois países ou alianças de Nações. Os exercícios aéreos começaram dia 18 e vão até 3 de dezembro.
O diretor do Exop Tínia é o comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto. Ele ressalta que, apesar de ser simulação de uma guerra convenciona, ela cada vez exige mais capacidades diferenciadas de parte dos militares. É que a manobra envolve aviões de caça, reconhecimento, transporte e também helicópteros - além do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) e dos Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE), que rastreiam e monitoram as aeronaves.
Entre as aeronaves empregadas estão os caças F-5M (Tiger), A-1 (AMX) e A-29 (Super-Tucano). A aeronave-radar E-99 e as aeronaves de reconhecimento R-99, R-35AM e R-35A. Tropas são conduzidas nas aeronaves de transporte C-130 Hércules e C-105 Amazonas. Há também treinos com o helicóptero H-60L Black Hawk.
A proposta é adequar os treinamentos ao perfil encontrado no cenário internacional, explica o coordenador do Exercício no Comando de Preparo, que coordena as atividades, Coronel-Aviador Gustavo Pestana Garcez. O controle é feito por videoconferência. Ao longo do exercício serão praticadas diversas ações: Escolta, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Ataque, Varredura, Reabastecimento em Voo, Posto de Comunicação no Ar, Defesa Aérea, Defesa Antiaérea, Transporte Aéreo Logístico, Assalto Aeroterrestre e Busca e Salvamento em Combate, dentre outras.