Proprietários de automóveis que buscaram os Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA) nesta terça-feira (16) ficaram sem atendimento por falhas na rede informatizada, situação que só deve ser normalizada amanhã, segundo previsão da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs). Não há, ainda, previsão do horário em que os serviços voltarão a ser prestados.
Sem sistema desde a madrugada, muitos CRVA fecharam temporariamente as portas, com autorização do Detran. Segundo o Departamento de Trânsito, os locais foram liberados para encerrar as atividades pois nenhum serviço pode ser prestado devido aos problemas técnicos.
Os Centros de Formação de Condutores (CFC) também foram afetados: renovações ou abertura de pedidos para a primeira habilitação estão suspensos. Exames médicos e psicotécnicos foram reagendados. As aulas continuam sendo ministradas normalmente, porém provas teóricas foram desmarcadas. O Detran orienta a quem tinha prova prática a entrar em contato com o CFC antes de se deslocar para a realização dos testes.
No Rio Grande do Sul, 225 CRVA e 268 CFC têm registro para prestar os serviços. Todos foram afetados pela instabilidade.
Nos depósitos, não é posssível retirar os veículos dos pátios, pois há a necessidade de consultas às placas, operação também realizada através do sistema.