Pelotas, no sul do Estado, está entre as 56 cidades brasileiras que aderiram ao programa Saúde na Hora, criado pelo Ministério da Saúde. O projeto foi lançado em maio e visa expandir o horário de atendimento em unidades básicas de saúde (UBSs) em todo o país.
Em Pelotas, serão nove UBSs que irão funcionar no período noturno. Atualmente, apenas dois postos atendem à noite no município.
As cidades que desejam fazer parte do programa precisam atender algumas exigências, como manter a composição mínima das equipes de Saúde da Família e funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta. Outra exigência é ter o prontuário eletrônico implantado e atualizado.
Após início da participação no Saúde na Hora, os gestores municipais terão até quatro meses para adequar as UBSs. Caso contrário, podem ter suspensos os recursos adicionais referentes à participação no formato de atendimento ampliado.
Pelotas é a segunda cidade gaúcha a ser contemplada com a mudança nos horários — Porto Alegre também aderiu ao programa. Para expandir o atendimento, o governo assegura mais recursos de custeio para estas unidades. Segundo o Ministério da Saúde, unidades que hoje recebem R$ 21,3 mil para 40 horas semanais passarão a contar com R$ 44,2 mil para atender 60 horas.