A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Santa Terezinha, em Erechim, no Norte do Estado, foi fechada temporariamente nesta semana após um bebê contrair catapora. A UTI não receberá novos pacientes por 15 dias e deve ser reaberta no dia 8 de junho.
Conforme a instituição, a Central de Leitos do Estado foi comunicada para que recém-nascidos que necessitarem deste tipo de atendimento sejam encaminhados para outros hospitais da região. As crianças que já estavam na UTI, que conta com 10 leitos, seguem sendo monitoradas no local devido ao risco de contágio.
O bebê que contraiu catapora está em estado grave - ele nasceu prematuro - e foi isolado dos demais. O hospital não soube informar como a criança pegou a doença.
Como o ciclo da catapora é de 21 dias, há risco de contaminação para outras pessoas. A doença viral causa irritação e bolhas na pele. A transmissão se dá através do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro e saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.