Uma licitação para realizar obras com melhorias de acessibilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luizinho de Grandi, no bairro Lorenzi foi adiada pela Prefeitura de Santa Maria. A licitação para a obra, que consistia na instalação de rampas e corrimãos para ajudar no deslocamento de pessoas com deficiência, além da adaptação de banheiros, estava orçada em R$ 91 mil mas não teve empresas interessadas. A prefeitura disse que está refazendo os cálculos da obra para lançar uma nova licitação, o que ainda não tem prazo para acontecer.
Segundo a Secretaria de Educação, outra reforma de acessibilidade está pronta para ser licitada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Vargas, ao custo de R$ 25 mil para a prefeitura. O dinheiro vem de uma linha de crédito especial do Ministério da Educação, destinada exclusivamente para ações voltadas para a educação básica nos estados e municípios.
Até agora, a Secretaria de Educação já solicitou a elaboração de projetos de acessibilidade para outras 17 escolas municipais. Os projetos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Regulação Urbana.
As reformas são uma sequência do extinto programa Escola Acessível, do governo federal. Com o programa, a prefeitura implementou 49 salas com recursos multifuncionais nas escolas municipais, com a presença de equipamentos de informática e materiais didáticos voltados à inclusão de alunos com deficiência.
Segundo o Ceuenso Escolar de 2018, Santa Maria possui 780 alunos com algum tipo de deficiência matriculados na rede municipal de educação.