A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina em nove dias — no dia 31 de maio — e, até o momento, somente 47% dos 95 mil bovinos previstos em Santa Maria foram imunizados. Já nas 26 cidades atendidas pela Supervisão Regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), a porcentagem é maior: 61% do total de um milhão de bovinos e bubalinos de todas as idades já foi imunizado.
A vacina, que antes era de 5 ml, neste ano, é de 2 ml. Isso porque, conforme o supervisor regional da Secretaria Estadual de Agricultura no município, Ernani Brunelli Alves, um dos tipos de vírus que continha na vacina não está mais em circulação no Rio Grande do Sul. Por isso, foi extinto da dose. Assim, a vacina contra aftosa deixou de ser tríplice viral.
Após a aplicação da dose, todos os produtores deverão comprovar a vacinação a partir da apresentação da nota fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária. A comprovação deve ser feita em até cindo dias úteis após o fim da campanha de vacinação.