Um incêndio destruiu parte do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde deste sábado (3). As chamas começaram pouco antes das 16h, no segundo andar do prédio onde fica a Coordenação de Emergência Regional da Barra (CER) . O local compõe o complexo do Lourenço Jorge e serve de triagem para serviços prestados no hospital .
Segundo profissionais da UPA ouvidos pelo portal G1 , o local estava superlotado, com aproximadamente 300 pessoas. A prefeitura nega. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse ao site que três pacientes idosos morreram durante a transferência.
– Um caso era muito, muito grave. Tinha poucos recursos terapêuticos. Os outros, desligaram as máquinas, e na transferência vieram a óbito", detalhou Crivella ao G1.
Até o momento, foi descartada a possibilidade de incêndio criminoso, uma vez que o fogo teria começado na parte de cima da estrutura – possivelmente na parte elétrica do ar-condicionado.
A CER funciona como uma porta de entrada do hospital, onde os pacientes de urgência e emergência clínica são atendidos – os casos de trauma ou cirurgia são encaminhados para atendimento em outro prédio do hospital.