O Rio Grande do Sul registrou pelo menos 12 acidentes graves desde as 5h30min deste sábado (24), que deixaram com cinco pessoas mortas e 13 feridas. As mortes foram registradas em ocorrências no período de quase uma hora, entre 5h30min e 6h30min.
Ao todo, foram sete acidentes em rodovias e cinco em vias urbanas.
Garibaldi
Darci Furlanetto morreu em um acidente envolvendo um caminhão e um carro de passeio na BR-470, em Garibaldi, por volta das 6h30min. Houve uma colisão lateral no trevo de acesso do Posto Avião, na altura do km 225 da estrada.
A vítima dirigia um Kia Picanto e estava sozinha no momento do acidente, conforme o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade. O caminhão envolvido é de Nova Bréscia.
São Pedro das Missões
No município de São Pedro das Missões, na BR-386, km 88, por volta das 5h30min, houve uma colisão frontal entre um carro e uma caminhonete. Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas. A via já foi liberada.
Os dois homens que morreram no local, ambos do município, estavam no carro e as cinco pessoas feridas, na caminhonete. Os nomes das vítimas não foram divulgados.
Maquiné
Cinco pessoas, em princípio da mesma família, ficaram feridas na altura do km 59 da BR-101 em Maquiné, no sentido Osório/Torres. Três pessoas tiveram lesões mais graves, um casal e um dos três filhos. Muitos pertences foram espalhados pela via pelo fato de que a caminhonete envolvida no acidente tinha um reboque.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) diz que o veículo aquaplanou e saiu da pista, caindo no canteiro central. A via já foi liberada. Os nomes não foram divulgados.
Soledade
Em Soledade, por volta das 6h30min, na altura do km 257 da BR-386, próximo ao Parque das Tuias, um Peugeot com placas de Palmeira das Missões trafegava no sentido Interior-Porto Alegre quando perdeu o controle e colidiu frontalmente com um caminhão com placas de Arroio do Meio. O condutor do carro morreu no local. Ele tinha 50 anos de idade e o nome não foi revelado.
Segundo a PRF, os pneus do Peugeot estavam com desgaste excessivo e chovia no momento do acidente. O trânsito já foi liberado.
Porto Alegre
Logo depois das 6h, na Avenida Jerônimo de Ornellas, esquina com a Rua Santana, bairro Santana, o corpo de uma mulher foi localizado na via pública. Ao chegar ao local, a Brigada Militar constatou que não havia marcas de tiros ou de golpes de facas, mas que as pernas da vítima estavam quebradas. A polícia investiga que tenha ocorrido um atropelamento com morte e que o condutor do veículo fugiu do local.
A via ficou bloqueada por quase duas horas e já está liberada. Policiais solicitaram para comerciantes da região imagens de câmeras de segurança. A vítima não foi identificada, estava sem documentos, e ainda não se tem informações do suposto motorista que teria atropelado a mulher.
Gravataí
A Guarda Municipal atendeu ocorrência de trânsito na Rua Adolfo Inácio de Barcelos, no Centro de Gravataí. O condutor de um Vectra perdeu o controle e bateu em um poste, que caiu sobre a calçada da via. O motorista não ficou ferido, mas foi encaminhado para a Polícia Civil pela suspeita de embriaguez.
Outros acidentes
Também ocorreram outros três acidentes na Capital: um carro que bateu na mureta central da freeway, na altura da Arena; outro carro capotou na Avenida José de Alencar, em frente ao hospital Mãe de Deus; e houve uma colisão de dois carros no cruzamento da Rua 24 de Outubro com a Dr. Timóteo. Nos três casos houve apenas danos materiais.
Na BR-116, em Canoas, uma pessoa ficou ferida após aquaplanagem de um veículo que bateu em um muro na altura da Praça do Avião, e na BR-290, em Porto Alegre, dois carros colidiram na altura da Ponte do Canal Furado Grande, altura do km 98. Neste caso houve apenas danos materiais.