O início da vigência do novo sistema de placas padrão Mercosul foi adiado do dia 1º de dezembro para o dia 17 de dezembro. A determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) acontece após pedido do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), que teme a falta de material para a confecção da placa. Apenas duas fabricantes estão cadastradas para produção das chapas de metal do novo e 71 empresas aptas para a estampa das novas placas. Atualmente, são 314 empresas que colocam os adesivos na agora chamada placa cinza.
Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta semana, o diretor-geral do Detran-RS, Paulo Roberto Kopcshina, havia mostrado preocupação com possíveis atrasos para liberação das novas placas:
— O fabricante da chapa básica está se comprometendo que, com este número, ele poderá abastecer todo o Rio Grande do Sul. Mas em que tempo? Hoje, por exemplo, em Porto Alegre, em no máximo um dia a placa está pronta. Nós não temos a certeza absoluta se o prazo (para fabricação) será de 72 horas, 48 horas ou de 24 horas.
O Ministério das Cidades, ao qual o Denatran está vinculado, informou que, a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, um novo cronograma será apresentado com uma escala para implantação do sistema em todo o país. Presidente do Sindicato dos Despachantes do Rio Grande do Sul, Silério Käfer afirma que a categoria está preocupada e tem muitas dúvidas sobre o novo sistema de placas.
— Além de encaminhar documentação ao CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores), solicitamos também a fabricação das placas e precisamos de tempo para nos organizar.
As placas padrão Mercosul são de cor branca e possuem quatro letras e três números, além de um QR Code para identificação digital. As novas identificações são obrigatórias em caso de compra de veículos novos, transferência de propriedade ou de cidade e em caso de substituição das placas por perda, roubo ou avaria.
Credenciado pelo Detran-RS desde 1968, o despachante João Aurélio comenta que já há gente querendo esperar para emplacar o veículo com a nova placa.