Acontece neste domingo (18) a 4ª Parada do Orgulho LGBT Alternativa de Santa Maria. O Lema deste ano é “Somos Fortes” e o tema é Saúde Mental da população LGBT+.
Um dos organizadores do evento, o jornalista Cristiano Magrini, explica que, conforme a Organização Mundial da Saúde, a população LGBT é vítima de diversos tipos de preconceito como exclusão familiar, pouca possibilidade de emprego digno e outras dificuldades que afetam a saúde mental. Por isso, o “Somos Fortes” busca fortalecer a união das pessoas e assim minimizar estes problemas.
A expectativa é que mais de três mil pessoas compareçam à atividade, que acontece Praça dos Bombeiros, a partir das 14h30, e no Largo da Locomotiva a partir das 17h.
Neste ano a novidade é que a festa começa com uma apresentação teatral, dos alunos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Está prevista a “parada”, que é a marcha da Praça dos Bombeiros até o Largo da Locomotiva, e depois terão apresentações de bandas, drag queens e DJs, que devem seguir até as 22h. A edição deste ano também contará pela primeira vez com festival de Food Trucks.
A organização é do Coletivo VOE, um grupo de oito pessoas que tentam manter a discussão de pautas LGBT em Santa Maria. No ano passado, o público da Parada LGBT foi de mais de três mil pessoas.