Com o verão se aproximando e o consumo de água aumentando, a Corsan garante que as cidades mais prejudicadas com falta de água na estação não devem registrar problemas nesta temporada. Conforme o diretor de operações da Corsan, Eduardo Carvalho, nos últimos dois anos uma série de melhorias foi realizada para evitar transtornos.
Em Gravataí e Cachoeirinha, cidades da Região Metropolitana que sofrem com o desabastecimento de água no verão, a Corsan afirma que houve um reforço de adutoras, ampliando em 15% a 20% a capacidade de distribuição da água, além de melhorias para redução de vazamentos.
Segundo Carvalho, um centro de controle operacional que monitora a pressão da água em diversos pontos está funcionando e vai ajudar a prevenir problemas.
— O que nós estamos fazendo em Gravataí é melhorar a capacidade de distribuir a água em relação à demanda de consumo. Isso nós estamos bem preparados. Situações acidentais, como tubulação sendo rompida, podem ocorrer, mas rapidamente serão solucionadas — garante o diretor.
Além da Região Metropolitana, Carvalho garante que cidades do Litoral também estão preparadas para atender uma demanda maior no consumo. Em Capão da Canoa, a estação de tratamento triplicou a capacidade de produção. Já nas praias ao sul de Tramandaí, houve um reforço no número de poços para abastecimento.