Chega a 15 o número de municípios que reportaram danos pelo temporal que atinge o Rio Grande do Sul desde a madrugada de domingo (23), segundo levantamento divulgado pela Defesa Civil por volta das 11h desta segunda-feira (24). Em Pelotas, duas pessoas ficaram feridas após serem atingidas por telhas que foram arrancadas de uma residência.
Em Alvorada, Canoas, Arroio dos Ratos, Gravataí, Porto Alegre e São Lourenço do Sul, árvores e galhos caíram, bloqueando ruas e destelhando residências. Há vias alagadas também em Arroio do Sal, Esteio, Portão e Santana do Livramento. Charqueadas e Ijuí registraram danos por conta da queda de granizo.
Em São Gabriel e em Soledade, ginásios foram destelhados pela força do vento. Em Soledade, o ginásio da localidade de Rincão do Bugre teve o telhado completamente arrancado.
Em 26 horas, a Capital registrou um acumulado de chuva equivalente a quase metade do total previsto para o mês de setembro. Conforme balanço da Defesa Civil de Porto Alegre, o acumulado de chuva chegou a 64,69 milímetros entre as 4h de domingo (23), quando começou o temporal, e as 6h desta segunda-feira (24).
A Defesa Civil estadual mantém alerta de temporais para esta segunda-feira e monitora o nível dos rios, que tende a subir em função da chuva.