O movimento de tanques blindados do Exército por estradas do Rio Grande do Sul, como a freeway, a partir da manhã deste domingo (23), despertou atenção em pessoas que presenciaram o deslocamento. São cerca de 10 viaturas que iniciaram viagem em unidades militares de Curitiba e, agora, seguem até o campo de instrução de Saicã, em Rosário do Sul, no oeste gaúcho, onde irão participar de exercícios.
Todos os tanques estão sendo transportados sobre caminhões e, nos próximos dias, outros veículos de combate vindos do Paraná farão a mesma jornada até Rosário do Sul.
O treinamento militar, que acontece periodicamente, ocorrerá em Saicã devido ao espaço adequado para testar a "potencialidade" dos tanques, explica a assessoria de imprensa do Comando Militar do Sul (CMS).
O exercício também reunirá militares especializados no manejo dos blindados, como motoristas, atiradores e técnicos de manutenção. A ideia é de que eles também possam treinar as habilidades, explica o CMS, que engloba todas as unidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Os testes terão início em cerca de 10 dias, informa a assessoria do CMS.