Diminuiu o número de consumidores sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, em boletim divulgado no final da tarde desta segunda-feira (24). Segundo balanço divulgado as 18h30, são ao menos 98 mil pontos sem luz no Estado desde o vendaval e chuva da madrugada de domingo (23), somando as áreas atendidas por CEEE, RGE e RGE Sul. Pela manhã, este número chegou a 177 mil.
Pela CEEE, são 62 mil clientes sem energia elétrica – a maioria de Porto Alegre e da Região Metropolitana, com 28 mil afetados. A segunda região mais atingida foi a de Pelotas e Rio Grande, onde havia 11 mil pontos sem luz.
Segundo a empresa, são áreas em que reparos complexos na rede elétrica resultam em poucos pontos com o abastecimento restabelecido. Portanto, o número de clientes sem luz tende a diminuir mais lentamente nas próximas horas.
Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, o presidente da CEEE, Urbano Schmitt, afirmou que todas as equipes estão mobilizadas para reduzir o número de clientes prejudicados.
— Conseguimos reduzir mais de 100 mil pontos na manhã de domingo: tínhamos 287 mil clientes no escuro, às 6h30min; e caiu para 175 mil às 9h. O problema é que tivemos novos ventos e mais chuva na madrugada desta segunda, o que gerou novas ocorrências e dificultou o conserto — relatou.
Schmitt reconheceu as dificuldades para clientes conseguirem contato com a companhia.
— No momento de picos assim, infelizmente não estamos conseguindo ouvir a todos. Mas posso garantir que todas as equipes estão na rua e estarão até conseguir restabelecer todo o serviço — informou.
Na área da RGE Sul, são ao menos 25 mil clientes afetados. Já na região da RGE, o número caiu para 11 mil.
Dois temporais atingiram as áreas de concessão da RGE e da RGE Sul na noite de domingo (23) e na madrugada desta segunda. Esses temporais agravaram a situação do fornecimento de energia elétrica, devido aos danos causados na rede, principalmente pelos fortes ventos que jogaram galhos e objetos nos fios e demais equipamentos, segundo a empresa.