Ao vestir trajes inspirados em história e muita cultura italiana, a rainha e princesas da Festa da Uva também querem prestar homenagem às mulheres que migraram para Caxias do Sul com esperança em sua bagagem, no século XIX. A apresentação dos trajes oficiais do trio da Festa ocorreu na noite desta quarta e mostrou à comunidade os vestidos que serão usados por Maiara Perottoni, Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer, rainha e princesas. Trata-se de uma etapa importante e que oficializa a largada para a divulgação da Festa da Uva. A sensação de orgulho que Maiara, Milena e Viviane transpareciam na noite desta quarta combinava perfeitamente com a simbologia retratada em suas vestes: idealizados pela figurinista, pesquisadora e especialista Véra Stedile Zattera, elas representam as imigrantes da região Trentino Alto Ádige, na Itália. De forma mais específica, das localidades de Val Gardena e Bolzano.
— Eu sempre busco a fundamentação na história de Caxias, nos primeiros imigrantes. E nós sempre buscamos homenagear a imigração italiana porque é a base de todo começo. Desta vez, elegemos esta região da Itália porque sempre se fala em Vêneto, Roma. Mas 15% da nossa colonização italiana veio da região Trentina, e nunca havíamos falado disto — defende Véra.
A figurinista afirma que é coincidência a relação entre a rainha da Festa da Uva pertencer, justamente, ao roteiro do Vale Trentino, que abrange a região limite entre Caxias e Farroupilha - Maiara representa e é moradora de Forqueta. Afinal, a pesquisadora iniciou a elaboração dos trajes ainda em setembro do ano passado, quando recebeu a missão da comissão da Festa da Uva. Na época em que pesquisou e definiu pela região da Itália, o trio sequer havia sido eleito. Quem costurou as vestes é o Atelier Rosa Ponto.
Há duas variações no conjunto de trajes: uma social e outra de passeio. Rainha e princesas desfilaram, no primeiro momento da noite de ontem, as roupas de passeio. São trajes para uso diário, que permitem mais mobilidade em compromissos de divulgação. O conforto parte de tecidos mais leves, como tafetá de seda e bordados sobre o brocado italiano ou cetim. O momento mais importante, porém, ocorreu na segunda etapa da noite, quando o trio apresentou à comunidade o traje social, considerado de gala. A defesa de Véra é que o traje social da rainha carrega história na modelagem tradicional, sem misturar conceitos modernos de moda, por exemplo. As cores do traje de Maiara são nude, vermelho, dourado e preto. O corpete que Maiara usa permite ver, discretamente, o branco da camisa que ela usa. A ideia é deixar que Maiara em posição de destaque no trio. Por isso, Véra apostou em vestes idênticas para as princesas. A roupa que Milena e Viviane usarão é lilás, com rendas brancas e detalhes de veludo no azul marinho.
"O traje é majestoso", diz rainha
Maiara Perottoni, Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer desfilaram diante dos convidados na noite de ontem norteadas pela emoção. Foi o primeiro compromisso oficial do trio desde que eleito em 19 de maio, em noite fria nos Pavilhões. A surpresa de como seriam os trajes não estava somente na plateia: nenhuma das três havia conhecido o resultado final. Nem mesmo nas provas dos trajes elas saberiam as cores, bordados ou outros detalhes. O resultado, garantem, agradou:
— As cores remetem à imponência, e trata-se de uma mulher imigrante que trouxe muito para a sociedade. Sempre confiamos na Véra e no que ela nos apresentaria hoje. O traje é majestoso, o sentimento é de muita felicidade.
Para a rotina de divulgação, rainha e princesas usarão sapatos de salto e joias delicadas. O trio embarca na semana que vem para São Paulo em agenda de divulgação da Festa da Uva.
OS TRAJES
Traje social
:: O traje social da Rainha prima pela história com modelagem tradicional e traz a contemporaneidade na delicadeza e imponência de rendas mescladas com tecidos nobres como zibeline, brocado e veludo. As cores escolhidas foram nude, vermelho, dourado e preto.
:: O traje tem corpete que possui amarrações feitas nas roupas de época e que permitem entrever o branco da camisa íntima.
:: As princesas usam trajes idênticos, elaborados em brocado acetinado, veludo e rendas. O vestir social tem brocado italiano na cor lilás, rendas brancas e detalhes de veludo na cor azul marinho. O corpete foi confeccionado com rendas brancas, assim como o avental e a delicada blusa.
Traje passeio
:: Para os compromissos diários, o figurino da Rainha conta com tecidos mais leves, como tafetá de seda, mantendo as mesmas tonalidades. Os bordados sobre o brocado italiano ou sobre cetim, de ambas as saias, é uma homenagem a uva. O corpete possui amarrações e o avental enriquece o conjunto, mostrando imponência em uma peça de labor.
:: Para as princesas, O traje, em zibeline na cor verde _ tonalidade das folhas das parreiras; tem complementos com rendas brancas e detalhes dourados.
:: O corpete possui rendas douradas sobre o mesmo verde, além do avental e da blusa de rendas brancas.