Oito pessoas foram presas em uma operação policial, na manhã desta segunda-feira (23), contra abigeato (furto de gado). Conforme a Polícia Civil, eles integram quadrilha de cerca de 11 pessoas que é responsável, só em 2018, por mais de 20 crimes.
Conforme o delegado André Menezes, o grupo furtava animais e carneava no próprio campo, sem sequer cuidar as condições de higiene. A maioria dos crimes ocorria no município de Barra do Quaraí, mas também há registros na área rural de Uruguaiana e até no município uruguaio de Bella Unión.
O dono de uma lancheria e a esposa dele, de Barra do Quaraí, estão entre os presos em flagrante. Segundo a polícia, o homem encomendava a carne, processava, fazia guisado e vendia depois em hambúrgueres na cidade — que eram preparados pela esposa.
— Também foi apreendido com ele barco e motor. Na investigação, foi identificado que o barco era usado para transportar carne para país vizinho — explica o delegado.
Foram apreendidos 150 quilos de carne na operação, parte ainda com características de abate recente. Em um dos locais, em meio a carne, haviam patas de vaca ainda com terra. Ao todo foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.