A prefeitura de Araricá, no Vale do Sinos, vai decretar situação de emergência em razão dos estragos causados pelo temporal que atingiu o município na madrugada desta segunda-feira (11). A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil na Região Metropolitana, major Alexsandro Goi. Conforme o coordenador, pelo menos 70 casas e parte de uma escola registraram destelhamentos em meio a fortes rajadas de ventos.
Goi informou que lonas e telhas foram distribuídas aos moradores, que seguem em estado de alerta:
— Distribuímos uma boa quantidade de lonas e telhas nesta segunda-feira. O pessoal da cidade segue em alerta, pois há previsão de mais chuva, com possibilidade de ventania e granizo, entre a noite desta segunda e a manhã de terça — afirmou.
O coordenador destacou que o município do Vale do Sinos também sofre com problemas de energia elétrica e telefonia.
Assim como em Araricá, a maioria dos transtornos causados pelo aguaceiro que atinge o Estado desde o domingo foi registrado na madrugada desta segunda-feira. Segundo a Defesa Civil, municípios como São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Igrejinha também registraram destelhamentos. O órgão informou, que, até o momento, não há registro de desabrigados, desalojados ou feridos em razão do mau tempo dos últimos dias.
No entanto, o órgão informa que os transtornos podem aumentar nas próximas horas em razão de novo aguaceiro sobre o Estado. No início da noite desta segunda-feira, a Defesa Civil reforçou o alerta de mau tempo para o RS:
"Alerta de Chuvas Intensas. Riscos de temporais, ventos de até 80Km/h, alagamentos e granizo, de 11 junho até as 8h de 12 junho", diz o comunicado transmitido via SMS.
Até as 22h de hoje, ao menos 112 mil clientes — 57 mil na área de concessão da RGE e 55 na da RGE Sul — seguiam sem energia elétrica no Estado. As regiões Metropolitana e da Serra estão entre as mais afetadas pela falta de luz. Não há previsão para reestabelecimento do serviço.
Em Caxias do Sul, a ventania, além de problemas em residências e na rede elétrica, causou a queda de um pinheiro na Rua Fernão Dias, no bairro Sagrada Família. A árvore caiu sobre uma garagem. Ninguém ficou ferido e os prejuízos ainda estão sendo calculados.