A falta de álcool anidro — substância utilizada pelas distribuidoras na composição da gasolina — está afetando a distribuição de gasolina em todas as regiões do Estado. Neste sábado (2), assim como alguns postos de Porto Alegre, cidades em todo o Estado também registram falta de combustível.
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no RS (Sulpetro), o álcool anidro não é produzido no Rio Grande do Sul. Com os caminhões retidos durante a greve dos caminhoneiros, muitos não chegaram às distribuidoras que fazem a mistura.
De acordo com o presidente do Sulpetro, João Carlos Dal'Aqua as distribuidoras estão se esforçando para fornecer combustível para um maior número de municípios.
— As companhias não estão privilegiando nenhuma região. Estão pulverizando ao máximo — declarou Dal'Aqua.
Além disso, a incerteza do consumidor sobre o abastecimento na próxima semana acaba gerando maior demanda, com muitos motoristas enchendo o tanque.
— O pessoal ainda quer encher o tanque para se preservar. Tem muita fake news nesse processo todo. Tem muita demanda, insegurança do consumidor, achando que pode ter problema — avalia o presidente.
O sindicato projeta que a partir de segunda-feira (4), o abastecimento de álcool anidro no RS deve melhorar e a distribuição de combustível retorne ao normal.
Nesta tarde, GaúchaZH consultou 11 postos de Porto Alegre, sendo que em cinco a gasolina havia acabado ainda nesta manhã. Entre os que ainda possuem, o estoque é baixo e a previsão para um novo abastecimento é apenas para segunda-feira.