Entrou em operação nesta quinta-feira (28) um novo modelo de parquímetro em Caxias do Sul. O novo equipamento permite o pagamento do tempo de permanência por meio de cartão de crédito e débito, além das formas de pagamento tradicionais em moedas e cartão da empresa prestadora do serviço. Os novos parquímetros estão localizados na Rua Sinimbu, na Praça Dante Alighieri, e na Rua Borges de Medeiros, entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Pinheiro Machado.
Além do pagamento em cartão, o motorista também poderá regularizar as notificações de pós-utilização, fixadas no veículo quando o tempo de permanência expira. Atualmente, o pagamento é feito com os monitores, na sede da empresa, ou pelo aplicativo Digipare.
Conforme o Gerente do Estacionamento Rotativo de Caxias do Sul, Rodrigo Tolves, a mudança está sendo feita pela empresa Rek Parking, permissionária da exploração do serviço na cidade, e será expandida gradualmente para outros pontos da cidade conforme os condutores forem se adaptando.
Segundo Tolves, os novos modelos de parquímetro vêm para atender a uma das principais reclamações dos condutores que é a falta de moedas. Atualmente, a cidade conta com 142 aparelhos, divididos nas áreas Azul e Verde. Outras cidades da Serra, como Gramado e Carlos Barbosa, também já utilizam, desde abril, modelos similares com pagamento por cartão de crédito e débito, moedas e cartão da empresa prestadora do serviço.
Como utilizar os novos parquímetros
- O condutor deve pressionar o botão de início, em azul;
- Em seguida, deve digitar o número da placa do veículo;
- O equipamento solicitará a forma de pagamento: moedas de R$ 0,05 a R$ 1, cartão pré-pago (emitido pela empresa) ou cartões de crédito ou débito;
- Ao selecionar os cartões de crédito ou débito, o condutor deverá indicar o tempo de permanência;
- Em seguida, deve inserir o cartão no local indicado e digitar a senha;
- Por fim, deve aguardar a impressão do ticket e fixá-lo no painel do veículo.