Nesta segunda-feira (28), a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) conseguiu colocar os caminhões para a coleta de lixo na rua, depois de negociar com manifestantes que ficam próximo à saída da empresa. Desde sexta-feira (25), a coleta estava suspensa. No último dia útil da semana passada, o motivo foi o bloqueio da saída dos carros da Codeca e, no final de semana, o feriado de Nossa Senhora de Caravaggio no sábado (26) e a operação suspensa no domingo (27), como ocorre normalmente.

A prioridade neste momento é coletar o lixo orgânico em regiões que foram afetadas pela situação da última sexta-feira. Por isso, a recomendação é que os usuários armazenem os resíduos seletivos. Todos os caminhões estão operando nesta segunda e também existe disponibilidade de combustível para a terça-feira (29).
A diretora-presidente da Codeca, Amarilda Bortolotto, diz que existe a perspectiva de que combustível para manter a frota em operação chegue na terça-feira. Se isso ocorrer, a previsão é normalizar a coleta até o final da semana. Porém, a roçada está suspensa. Conforme Amarilda, o acordo com os manifestantes não contemplou esse serviço.
Outro município da região com a coleta afetada pelo protesto dos caminhoneiros é Flores da Cunha. Nesta terça-feira, o recolhimento do lixo ocorre somente nos bairros Nova Roma, Pérola e São Pedro. Na quarta, será na área central. A quinta não terá circulação dos caminhões. Para a sexta, a perspectiva é de retomada integral dos serviços na área urbana. No interior, a coleta está suspensa até a próxima segunda-feira (4).
Em Bento Gonçalves, o serviço está normal e a empresa responsável diz que tem combustível até a quarta ou quinta-feira. Em Farroupilha, o recolhimento de resíduos está garantido durante esta semana.