Um painel com fotos das 242 vítimas da tragédia na boate Kiss foi alvo de vandalismo em Santa Maria na noite de segunda-feira (21). O banner está fixado na tenda dos familiares, que fica na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade. Uma das fotos das vítimas foi totalmente recortada e outras duas foram rasgadas.
O vice-presidente da Associação de Vítimas e Sobrevivente da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flavio Silva, disse a GaúchaZH que foi comunicado sobre o fato ainda na noite de segunda:
— Um amigo nosso passou por ali e nos avisou. É horrível cada vez que acontecem coisas desse tipo. É uma marca a mais nessa história triste.
Este banner foi doado à associação por uma empresa que confecciona outdoors em Santa Maria, em novembro do ano passado, e, até então, nunca tinha sido alvo de depredação. O antigo que ficava no local chegou a ser vandalizado duas vezes.
Ainda conforme o vice-presidente, será feito um registro de ocorrência na polícia e o banner será mantido como está, por um período, para que as pessoas visualizem o vandalismo:
—Até para que a população tome conhecimento do que anda acontecendo. A gente não entende porque esse ato justamente ali, contra uma representação que não faz nada contra ninguém. O banner está ali para contar nossa história. A parte que dá para colar eu vou passar uma fita incolor. Infelizmente, a outra (foto), eu procurei e não encontrei o pedaço que foi arrancado. Só deixando um tempo ali como está, as pessoas tomarão conhecimento do que aconteceu.
Depredação de santa
No dia 28 de março, um dia após a tragédia completar cinco anos e dois meses, a imagem de Nossa Senhora Aparecida que ficava junto à porta do prédio onde funcionava a boate Kiss foi depredada. A imagem da santa foi arrancada de dentro da gruta e quebrada. No local, ficaram apenas as flores. A situação gerou revolta junto à direção da Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).
Em abril, o cantor Daniel doou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida à associação, que decidiu que a santa somente será exposta em eventos para evitar casos de vandalismo.