Por volta de 8h, o presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Felipe Kuhn Braun (PDT), trafegava pela Rua Castro Alves, em Ivoti, quando percebeu um caminhão carregado com cimento descendo de ré em sua direção nesta segunda-feira (23). Braun tentou escapar da colisão, mas o Toyota Etyos apagou segundos antes de ser atingido pela parte traseira do veículo de carga. O caminhão formou um "L" e prensou o automóvel contra um poste.
Ao ver que não conseguiria evitar o acidente, o vereador se jogou para o banco do caroneiro enquanto os sacos e o caminhão atingiam a lataria de seu automóvel. Braun ficou com as pernas presas nas ferragens, fraturou duas costelas e teve os pulmões machucados. O coordenador de gabinete da presidência da Câmara, Régis Steffens, conversou com ele quando o Corpo de Bombeiros fazia a remoção em meio às ferragens.
— Ele disse que estava tudo bem, mas logo começou a chorar — contou Steffens.
O vereador foi socorrido, inicialmente, no hospital de Ivoti e, ainda pela manhã, transferido para o Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Conforme relato dos médicos a Steffens, Braun foi sedado e entubado no início da tarde por precaução. Uma tomografia apontou sangue em um dos pulmões. O órgão não foi perfurado.
— Nos passaram que a situação é muito grave. Ele vai ficar sedado até o pulmão desinchar — disse Steffens, repetindo as informações repassadas pelos médicos.
A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, que administra o hospital, divulgou boletim às 15h45min informando que o "quadro do paciente é considerado muito grave" e que o vereador "desenvolveu insuficiência respiratória". Exames complementares constataram "lesão toráxica com comprometimento pulmonar bilateral".
Leia o boletim da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo