Um carregamento de 119 baterias estacionárias sem procedência e de uso exclusivo de empresas de telefonia foi localizado nesta terça-feira (10), em um galpão no bairro São Geraldo, na zona norte de Porto Alegre.
Segundo o delegado Luciano Peringer, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), as baterias são usadas por empresas de telefonia para que, em caso de falta de luz, o usuário não fique sem sinal telefônico.
— As baterias são semelhantes as de carro, mas são mais potentes. Por isso, chamam a atenção de pessoas que possuem equipamentos de som automotivo em competições, por conta da maior duração — explica o delegado.
As baterias apreendidas tinham uma etiqueta de identificação e foram devolvidas para as empresas de telefonia. Ninguém foi preso no local.
Segundo o delegado, a investigação da Operação Metal intensificará o combate aos receptadores desses materiais. Ele lembra que receptação qualificada tem penas de três a oito anos de reclusão.