O ano começou agitado na programação de feiras e eventos da Serra. Nesta semana, Caxias e Bento Gonçalves divulgaram os números de reservas já confirmadas. Os pavilhões da Festa da Uva já tem 40 atividades confirmadas ao longo do ano, de acordo com Fabrício Lorandi, diretor comercial da empresa que administra o parque. A meta, segundo ele, é ter mais de 50 eventos neste ano, entre shows, festivais culturais, feirões de automóveis, formaturas, eventos religiosos e comunitários. Os principais destaques são a Escolha das Soberanas da Festa da Uva em maio e a feira empresarial Mercopar, em outubro. Esta última ainda está em negociação, porque em vez do pavilhão 2, a ideia é ocupar o Centro de Eventos e o pavilhão 1.
A Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves (Fundaparque) tem meta de encerrar 2018 com mais de 30 eventos realizados. Até agora, a agenda da Fundaparque soma 26 programações confirmadas para este ano. Além de Movelsul, encerrada ontem, e a Fiema Brasil no mês que vem, também estão programadas a Feira de Carros Adaptados, Rodada de Negócios do Bento Convention Bureau, Festival da Cerveja Gaúcha, ExpoBento e Transposul.
Entre os ajustes já realizados no parque de Bento, está a aprovação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) permanente, o que os pavilhões da Festa da Uva em Caxias ainda terão de providenciar. O repasse de R$ 1,5 milhão da prefeitura, acionista majoritária da empresa Festa da Uva, foi sancionado pelo prefeito Daniel Guerra nesta quinta-feira. A direção da empresa aguarda a liberação de recursos, que também serão usados para obras de mobilidade. Fabrício Lorandi diz que há prazo para o PPCI e não há impendimento para os aluguéis, mas destaca que a reocupação das casinhas da réplica da cidade nos pavilhões depende das obras de acessibilidade.
Enquanto isso, Bento já avançou em relação ao PPCI e investiu também em novas soluções para o fornecimento de energia elétrica. A medida ajuda a atrair promotores de eventos, já que uma das maiores dificuldades são os gastos de montagem e isso representa economia de energia.
Sede do Ibravin vai mudar de local
O casarão antigo que serve de sede do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) no Parque de Eventos de Bento Gonçalves deverá ser desocupado em breve. Em busca de espaço maior, o Ibravin vai para o antigo espaço do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento, que inaugurou sede nova no fim do ano passado. A mudança do Ibravin está prevista para o segundo semestre. O espaço deve ser reformado e as obras aguardavam o término da Movelsul, nesta quinta-feira. Entre as prioridades da Fundaparque para este ano está a instalação de elevador no espaço onde o Instituto do Vinho irá se instalar. A empresa que administra o parque de eventos ainda não definiu quem vai ocupar o casarão quando houver a mudança do Ibravin, mas já há interessados no local, inclusive um deles atua na promoção do setor vinícola.