Os usuários da RS-118 trafegam desde a semana passada em mais 500 metros de pista nova. O trecho liberado fica entre os quilômetros 5 e 5,5, em Sapucaia do Sul. Segundo o governo do Estado, essa região passou a receber obras depois que os moradores que tinham invadido terrenos saíram do local de forma espontânea.
Agora, do quilômetro 5 ao quilômetro 11, região mais avançada das obras de duplicação, apenas 500 metros ainda não estão prontos. Eles estão localizados entre os quilômetros 8,5 e 9 nas cidades de Cachoeirinha, Gravataí e Sapucaia do Sul.
A Sultepa trabalha, desde o ano passado, na recuperação da pista antiga. Onde há esse tipo de obra, o tráfego é desviado para ruas laterais.
A liberação de pista nova anterior havia ocorrido em julho do ano passado, quando um quilômetro no trecho de Sapucaia do Sul passou a ser usado pelos usuários da rodovia.
A duplicação dos 22 quilômetros da RS-118 começou em julho de 2006, pelo lote 1, em Gravataí. Em 2011, os serviços foram iniciados no lote 2, no trecho entre Sapucaia do Sul e Gravataí. Já as obras do lote 3, em Sapucaia do Sul, começaram em 2013. A duplicação parou nos três segmentos nos últimos meses de 2014 e foi retomada nos lotes 2 e 3 em 2017.
De janeiro até maio, o governo repassou às construtoras o montante de R$ 7,7 milhões. O governo do Estado aposta que a duplicação será concluída em sua maior parte até o fim do próximo ano.
O governo repassou às construtoras ao menos R$ 22 milhões no ano passado. Os recursos são do Tesouro do Estado.