Quatro anos e meio depois, os usuários da RS-020 seguem transitando em uma ponte danificada em Taquara. Desde agosto de 2013, há estreitamento de pista na travessia.
A ponte está localizada no quilômetro 45, em Taquara, e possui 93 metros de extensão. Veículos de carga acima de 24 toneladas não podem passar pelo local.
A falta de dinheiro é o grande entrave para a realização da obra, segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O tráfego de veículos é feito de forma alternada e é disciplinado por uma sinaleira.
Em maio de 2016, o Daer chegou a lançar concorrência para realizar a recuperação da ponte sobre o Rio dos Sinos. O valor da obra foi estimado em R$ 5 milhões. A previsão era de que a obra seria executada em um ano e meio. A disputa, porém, foi suspensa em junho.
Em agosto do mesmo ano, o Daer anunciou que buscava uma alternativa mais barata. "Da forma como está previsto, o projeto demandaria obras muito complexas e demoradas, podendo comprometer o processo licitatório”, informou a autarquia, por meio de nota, na ocasião.
A Secretaria Estadual dos Transportes chegou a repassar R$ 1,6 milhão da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
Em novembro de 2017, o Daer informou que o projeto estava sendo ajustado antes de ir para licitação. Na semana passada, a autarquia disse que o projeto já está concluído. O Daer está, agora, "finalizando o orçamento para, então, encaminhar o processo à Central de Licitações do Estado (Celic), o que deve ocorrer ainda neste mês".