A Visate, responsável pelo transporte coletivo de Caxias do Sul, sugeriu que a tarifa de ônibus para 2018 seja de R$ 4,41. O pedido de revisão dos valores foi encaminhado sexta-feira (8) à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).
Na solicitação, a empresa também propôs um segundo valor, de R$ 4,02, que poderia ser cobrado caso o município conceda benefícios que reduzam custos, como isenção de Imposto sobre Serviços (ISS). Outra proposta para o aumento menor é a autorização para compra de 37 novos ônibus, em vez de 50. Isso aumentaria a idade média da frota de 5 anos para 5,5 anos.
De acordo com a empresa, o pedido de revisão da tarifa foi baseado em uma "queda histórica" no número de passageiros, aumento nos preços dos insumos, impacto de gratuidades e dissídio, além da renovação da frota. A concessionária diz ainda que encaminhou os documentos necessários para análise com base na planilha Geipot, metodologia de cálculo prevista no contrato.
A proposta já está em análise pela equipe técnica da SMTTM. Após os cálculos, as planilhas são enviadas para o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, que recomendará um valor ao prefeito Daniel Guerra (PRB). O preço a ser adotado será decidido por Guerra. Conforme o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, a previsão é que o processo esteja pronto a tempo de entrar em vigor em 1º de janeiro.