Uma brincadeira entre amigos terminou em tragédia na noite desta quinta-feira (30), em Santo Augusto, no Norte do Estado. Um jovem de 20 anos morreu após choque elétrico ao entrar na fonte que fica instalada na praça central do município. Félix dos Santos Soares morreu na hora. O acidente foi registrado em vídeo por um dos quatro amigos que foram com ele ao local. A Polícia Civil investiga o caso.
No vídeo de pouco mais de um minuto, que circula em redes sociais, os jovens estão brincando quando decidem tomar banho na fonte. Ao mergulhar na água, o corpo de Félix começa a boiar enquanto os demais continuam mergulhando normalmente. O rapaz que filma a ação avisa para um dos colegas que o rapaz está desacordado. Quando um deles se aproxima e toca no corpo, acaba levando um choque. Ele tenta puxar o corpo do amigo outra vez, mas acaba recebendo outra descarga, quando o vídeo termina.
A fonte foi isolada pela Brigada Militar no início da madrugada desta sexta-feira (1º). Conforme o delegado Gustavo Fleury, a Polícia Civil aguarda a chegada de uma equipe do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que se deslocará da Capital para analisar a fonte, o que deve ocorrer somente na tarde desta sexta-feira. Fleury conta que o departamento de Santo Ângelo, responsável pelas perícias no município, não possui equipamentos para esse tipo de avaliação.
Ainda conforme o delegado, somente os resultados do laudo de necropsia e a perícia na fonte poderão apontar a verdadeira causa da morte e os responsáveis. Para o delegado, caso seja confirmado que o jovem morreu por choque elétrico, a principal hipótese é de homicídio culposo.
- Vamos ter que aguardar o laudo da necropsia e a perícia para apurar a responsabilidade e para saber se ele morreu por conta da descarga elétrica. Apurar a hipótese de homicídio culposo em uma possível negligência com a manutenção da fonte.
Os amigos de Félix devem prestar depoimento na tarde desta sexta-feira. O motivo pelo qual os jovens foram se banhar na fonte ainda é desconhecido, mas o delegado afirma que a situação é bastante comum na cidade, especialmente durante a noite, quando não há fiscalização no local.
Em nota, o prefeito de Santo Augusto, Naldo Wiegert, lamentou a morte do jovem e afirmou que a prefeitura aguarda o resultado da perícia para para tomar providências sobre o fato.
Confira a integra da nota:
A Prefeitura Municipal de Santo Augusto vem a público lamentar a morte do jovem Felix dos Santos Soares, ocorrida na madrugada de hoje, enquanto se banhava no chafariz da Praça Pompílio Silva.
Esclarecemos que já foram tomadas todas as medidas cabíveis ao momento, a área está isolada, na qual será feita a perícia pela Polícia Civil e o corpo foi encaminhado para a necropsia em Três Passos.
Aguardaremos o resultado da perícia técnica sobre a real causa da morte para divulgação de uma nota oficial mais completa e, desta forma, tomarmos as providências necessárias perante o fato.
De momento, o posicionamento da Prefeitura Municipal de Santo Augusto é de consternação pelo lamentável fato ocorrido.